top of page

Ikigai

Atualizado: 17 de jul.

Ikigai é uma filosofia de vida, onde a busca pelo seu propósito e a sua realização têm grande peso na vida de uma pessoa. Ele é moldado pela intersecção de quatro dimensões básicas: a sua paixão, a sua vocação, a sua profissão e a sua missão de vida.

Ikigai é uma palavra japonesa que significa "razão de viver", "objeto de prazer para viver" ou "força motriz para viver". Existem várias teorias sobre essa etimologia. De acordo com os japoneses, todos têm um ikigai. E descobrir qual é o seu requer uma profunda e, muitas vezes, extensa busca de si mesmo.

O conceito vem de Okinawa, um grupo de ilhas ao sul do Japão com uma população de moradores centenários bem acima da expectativa de vida média, mesmo para os padrões japoneses. Ogimi, uma das ilhas, tem 3 mil habitantes e está no Livro Guinness dos Recordes por ter a população mais velha do mundo. Também é um epicentro do ikigai. Não é uma surpresa, portanto, que Okinawa seja conhecida como a "Terra dos Imortais". As pessoas dessa região do Japão tiram proveito do clima subtropical, têm uma dieta rica em frutas e vegetais, moram em comunidades onde se valorizam os laços pessoais e se mantêm ativas fisicamente por toda a vida. De acordo com estudos realizados com idosos que levam um estilo de vida equilibrado, há uma correlação entre longevidade e ter uma razão de viver: seu sistema imunológico atua melhor, ajudando a mantê-los saudáveis por mais tempo. Idosos com uma boa noção de seu propósito de vida tinham 50% menos chances de ficar doentes.

Muitos acreditam que o ikigai é o segredo de sua longevidade. O termo é bem conhecido em todo o país e a ideia representada por ele está se espalhando para outras partes do mundo. Na verdade, é importante ter vários ikigais, dos mais simples aos mais ambiciosos.

Se você quiser ter uma vida longa e saudável, vale a pena tentar descobrir seu ikigai. Não é apenas bem-estar. O Ikigai também é uma esperança para o futuro



 
 
 

Comentários


bottom of page